Aprender com as cores do outono


O OUTONO é uma estação especial. Nesta época do ano, em países de clima temperado, o céu azul, os dias de muito sol e as noites frias vão pincelando as colinas cobertas de florestas com inúmeros tons de amarelo, laranja e vermelho. 
Essa estação é especialmente apreciada em países orientais como o Japão e a Coreia. No Japão, as pessoas costumam ir “caçar as cores de outono” — expressão usada para os passeios ao ar livre para apreciar a exibição artística da natureza.
“Gosto de caminhar nas montanhas, principalmente no outono”, diz Park Ii-kyun, um coreano animado, com seus 70 e poucos anos. “No outono, parece que Deus veste os montes com muitas cores, que vão mudando a cada dia. E as cores ficam exuberantes debaixo dos céus claros de outono.” A esposa, Kông-young, gosta de ver as folhas de outono caírem suavemente como borboletas douradas.
Por que as folhas mudam de cor?


Como ocorre essa metamorfose? O que determina se uma folha ficará amarela ou vermelha?
As cores outonais são parte de um processo pelo qual as árvores se preparam para o inverno. Os dias mais curtos de outono alertam o relógio interno da árvore a começar a cortar o suprimento de água e nutrientes para as folhas. Cada folha reage construindo uma camada de separação na base da haste. Essa camada — composta de uma substância parecida com a cortiça — bloqueia qualquer circulação da folha para o restante da árvore e faz com que a folha por fim se desprenda.

O impressionante processo de reciclagem
O processo pelo qual as árvores perdem as folhas une beleza e praticidade. Ao se descartarem das folhas, as árvores conservam água e energia durante o inverno. Elas também se livram de resíduos tóxicos que se acumulam nas folhas durante o verão.

O que acontece com os bilhões de folhas que caem ao chão? 
Graças aos insetos, fungos, minhocas e outros organismos que vivem no solo, todo esse material orgânico é logo convertido em humos, ingrediente vital do solo fértil. Assim, depois de apresentar esse belíssimo espetáculo, as folhas caídas ainda fertilizam o solo para novo crescimento na primavera. Pode imaginar um processo de reciclagem mais encantador? Pausando para admirar tal obra, temos a sensação de que ‘as árvores do campo batem palmas’ ao darem silencioso louvor ao Criador. — Isaías 55:12; Salmo 148:7-9.
Com cores que remetem diretamente à natureza, com tons de verde e neutros, o outono é uma estação inspiradora para quem quer trazer novas cores para a sua casa!

O que Outono nos inspira?

A queda das folhas traz renovação e nos inspira a mudar. Aproveite a estação para renovar a sua casa também! As cores de outono são compostas por tonalidades neutras e que remetem à natureza e a esse clima aconchegante, típicos do outono. Que tal também se inspirar nas cores dessa época do ano e brindar a sua casa com a beleza incomparável do entardecer dourado?

Cores não faltam e a inspiração para essa mudança está em toda a parte! 
As árvores dão-nos um recado: é preciso deixar o velho e preparar-se para a chegada do novo!

Portanto, a época de outono é interessante para dar fim a alguma coisa que não está a dar sentido à nossa vida. Sejam objetos, emoções, padrões, sociedades, pessoas, ou seja, tudo que devemos deixar morrer.

O outono propicia ao recolhimento, imitando as sementes que caíram à terra e nela vão "dormir" até à primavera. Recolher, refletir, meditar... descer ao nosso interior, "dormir lá", afundar-se no espaço que só nós conhecemos.

E depois... ou em simultâneo, é importante fazer preces de gratidão por tudo o que nos foi dado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...