Teste psicológico com cores

O Teste das cores de Lüscher é um teste psicológico inventado pelo Dr. Lüscher, psicólogo, psiquiatra e filósofo suíço, um dos maiores pesquisadores sobre cores.

Luscher realizou um teste interessante com as cores em 1949 e que foi rapidamente difundido nos anos 60 em toda a Europa e Estados Unidos. Ele descobriu que a preferência por uma cor está associada a um estado mental e de equilíbrio hormonal. A sua pesquisa foi baseada no processo de atração e repulsão de cores.

Segundo este estudo, a visão das cores e das combinações cromáticas gera uma resposta de comportamento emocional e física de tal forma que a preferência ou repulsa por uma determinada cor pode revelar aspectos e tendências emotivas. Em resumo, as cores falam sobre nós, dando informações sobre as nossas necessidades, desejos, medos. Basta saber decifrar a mensagem.

Trata-se de uma linguagem complexa, em parte influenciada pela nossa cultura, e noutra pela condição da nossa individualidade psicológica, sempre revelador de um componente inconsciente e sugestivo da qual a cor representa a chave de acesso.

As cores usadas no teste:  
azul, verde,amarelo vermelho, violeta, castanho, preto cinza

Conselhos importantes:
  • Não se devem associar as cores rigorosamente a nada. A escolha não deve ser influenciada pelo clube de futebol, peça de roupa preferida, cor do carro, cor de curso, etc... A fiabilidade do teste decorre do esforço de abstração de todas as formas de pensamento.
  • Deve-se escolher cada cor, que de entre as restantes, seja a que mais lhe agrada, olhando simplesmente para a cor.
  • O teste é feito com duas escolhas de preferências de cor(sequências); na 2ª sequência não tem que, necessariamente, fazer um exercicio de memória em relação à 1ª. Deve, na mesma e sempre, escolher as cores que nesse exato momento mais lhe agradam. O teste dá informações psicológicas sobre o momento presente. 
Este teste pode ser administrado e interpretado por qualquer pessoa. Não é restrito ao uso de psicólogos.

Para iniciar o seu teste de cores clic aqui

Para refletir:

O caminho do seu auto-conhecimento pode começar aqui, no seu teste psicológico com as cores, mas, como qualquer caminho, faz-se caminhando... 

Conhecermo-nos é importante pois define o nosso ponto de partida num dado instante (agora!). Depois teremos de continuar o nosso trabalho de melhoramento e aperfeiçoamento diário.

Artigos que podem ajudar:
- Água solarizada azul Hoponopono
- Respirar com a cor
- Meditar com a cor
(...)



9 comentários:

  1. Bom dia Lina.
    Tive conhecimento deste seu blog através da Cristiana e acabei de fazer este teste.
    Simplesmente impressionante!
    Muito obrigada pela sua partilha.
    Um abraço, Ana Domingas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela vossa participação.
      O próximo teste colorido é viver a vida a CORES!
      Não se esqueçam de pôr uma Etiqueta Arco-íris em tudo à vossa volta.
      Beijinho
      Lina

      Eliminar
  2. Me he hecho el test de los colores, de verdad que me ha descrito bastante bien. Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou contente por teres encontrado respostas no teste. Um abraço

      Eliminar
  3. fiquei impressionada com o resultado. não poderia estar mais correto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando despertamos para as cores, elas vêm ao nosso encontro para nos inspirar... melhorar... Ao (re)descobrirmos as cores que estão em nós, caminhamos na direcção do nosso centro... da nossa essência! Felicidades nesta caminhada!

      Eliminar
  4. absolutamente impressionado .


    ResponderEliminar
  5. Impressiona, os resultados deste teste. Fiz um teste deste para uma entrevista de emprego muito recente, e não sabia que estes testes de cores existiam, de dez pessoas selecionadas, apenas os três últimos fizeram este teste psicológico, umas das três sou eu... Espero que minha personalidade seja adequada aos padrões da empresa. Muito agradecida pela oportunidade de entender melhor esta técnica e o que ela nos revela. Jurema

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...