O que a cor AMARELA pode fazer por nós?

Quando pensamos em AMARELO, do que nos lembramos?

Do Sol... da luz... ouro... girassóis... entusiasmo...

O AMARELO é a cor “mais clara” de entre todos os componentes do espetro quente e que mais se assemelha ao Sol.




Para usufruirmos de todas as potencialidades do AMARELO precisamos de conhecer melhor as características principais da sua vibração (frequência cromática) e como estas influenciam os nossos sistemas físico, emocional, psicológico e espiritual.

O AMARELO traz consigo a esperança e o sentimento de que tudo correrá bem. Ele tem uma atmosfera de resplendor, brilho, jovialidade e alegria. (ver "Luz")


Ao levantar convém pensar em AMARELO!




O AMARELO é compreensivo e inspirador; ele refulge e ilumina e, na sua vibração mais positiva, esta cor corresponde ao conhecimento e à sabedoria. A razão e a lógica são também os seus atributos e deles se irradiam poder intelectual, discernimento e capacidade de decisão. 

Esta cor é recomendada em situações de desespero e melancolia em que a vida parece vazia.

Efeitos terapêuticos do AMARELO

O AMARELO age reforçando o sistema nervoso, os músculos, inclusivé o coração, facilitando a circulação. Esta cor ajuda a estimular várias funções corporais, tais como as ações do fígado, visicula biliar e o fluxo da bilis. O AMARELO promove a secreção de sucos gástricos e alivia a indigestão. É uma cor excelente para o tratamento de distúrbios inflamatórios das articulações e tecidos conjuntivos e pode aliviar a artrite, o reumatismo e a gota. O AMARELO tem a capacidade de dissolver os depósitos de cálcio dentro do organismo e, desta forma, é eficaz para atenuar a rigidez e as dores articulares experimentadas durante o movimento. O iodo, fósforo, ouro e enxofre contém a vibração da cor AMARELA.


Sempre que precisarmos de intensificar a cor AMARELA, para equilibrar o nosso ARCO-ÍRIS interior, temos várias opções:
  • Tomar um banho com pétalas de girassol ou de outra flor amarela;
  • Visualizar e respirar profunda e repetidamente o amarelo;
  • Meditar mentalizando o amarelo;
  • Comer alimentos de cor amarela;
  • Aplicar luz amarela (recomendável com a ajuda de um cromoterapeuta) - ver cromoterapia

O que o AMARELO desperta em nós

Estudos psicólogos afirmam que a COR desperta em nós sentimentos e sensações que influenciam os nossos comportamentos e atitudes perante nós próprios e o mundo que nos rodeia.

Ver mais em Cromoterapia

  • No vestuário - Causa a sensação de estar radiante, jovial e alegre. Mas não transmite segurança, firmeza e estabilidade. Vista AMARELO quando necessitar de tonificar o sistema nervoso ou estimular a intuição. Não é indicado para pessoas imaturas e inseguras.
Ver mais em "A cor e o vestuário"


  • Na decoração - Um ambiente pintado de AMARELO traz mais calor e iluminação. É ideal para dar a sensação de luz em ambientes frios e escuros. Também proporciona concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudo. Em excesso, pode provocar distração e ansiedade.
Ver mais em "O equilíbrio das cores" e em " A cromoterapia e o Feng Shui"


  • Na publicidade - Apesar do impacto inicial - estimulo da psique, o AMARELO não é uma cor que prenda a atenção, permitindo compenetração e pode produzir a dispersão. Também não é considerada uma cor motivadora.

  • Na alimentação - O tom AMARELO ou alaranjado provem do betacaroteno, ou pró-vitamina A, da vitamina B3 e do ácido clorogénico. É um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos, mantém o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o cancro de mama, O betacaroteno também beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras. Os alimentos amarelos são ricos em vitamina C, que participa da síntese de colagenio e tem ação antioxidante contra os radicais livres. Alguns alimentos de cor AMARELA: manteiga, gema de ovo, cenoura, batata doce, abóbora, milho, manga, banana… e hortaliças amarelas.

Alguns aspetos desfavoráveis do AMARELO

As vibrações negativas do AMARELO (quase sempre associadas a matizes de preto no amarelo ou exposição excessiva a esta cor) podem ser extremamente destrutivas, exagerando o desejo de reconhecimento e de absorção, tanto física como mental. Elas envolvem decepção, afastamento, comportamento controlado, maldade, comportamento vingativo e bajulação. Também podem levar a uma negatividade extrema associada com depressão mental e pessimismo profundo.



Temos esquecido o nosso ARCO-ÍRIS interior! 

Quando nos sentimos cansados, abatidos e por vezes sem encontrar rumo para a vida, isso é um sinal de que precisamos de cuidar de nós, começando por harmonizar as nossas cores internas.

Consulte a Tabela das cores, estude a psicologia de cada cor e peça à sua intuição que o ajude a sintonizar-se com a cor ou cores que mais lhe fazem falta. Depois é só escolher os métodos que mais lhe agradarem para equilibrar essas cores em si.


BOM TRABALHO!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...