Os 4 Elementos da natureza



O nosso mundo, o universo e tudo o que nele existe, consiste em quatro elementos principais: fogo, água, terra e ar. Tudo o que vemos à nossa volta pode ser descrito com a ajuda deles.

No nosso dia-a-dia, interagimos constantemente com esses elementos primários: andamos no chão, respiramos ar, aquecemos com fogo, bebemos água. O corpo humano também inclui todos os quatro elementos.

É surpreendente a ligação que temos aos quatro elementos da natureza. A forma como participam e influenciam a nossa vida surge de forma tão natural que nem nos apercebemos da importância que têm e quão próxima é esta nossa relação.

Os quatro elementos são uma referência em várias obras de expressão literária, plástica e filosófica em muitas culturas e desde há muito tempo. As escrituras sagradas da Índia e a medicina Ayurveda, bem como a medicina tradicional Chinesa são exemplos disso – todas elas defendem que o equilíbrio entre os vários elementos assegura o nosso bem-estar e a nossa boa saúde.




A totalidade das manifestações de diferentes energias da natureza é chamada de elemento.

Quando dizemos, por exemplo, “o elemento água”, não queremos dizer água específica num copo. É precisamente sobre as qualidades da água em geral, as suas características como elemento (fluidez, variabilidade, frio, mobilidade) – trabalhando com essas qualidades e condições na natureza ou em nós mesmos, trabalhamos com as características da água.

Somos todos pequenas partículas do universo. O homem é uma espécie de microcosmo. Não nos separamos do universo e da natureza, vivemos e nos desenvolvemos de acordo com as mesmas leis. Não apenas no nosso corpo, mas também na maneira de pensar, caráter e emoções, as energias naturais também aparecem.




Como é que a energia dos 4 Elementos se manifesta nas pessoas?


O elemento Terra 
A própria terra, se não for misturada com água, é seca, fria e dura. Na natureza, é representada, de facto, pela própria terra e por todos os seus derivados – pedras, minerais, metais e sais, bem como pelas plantas. As suas propriedades são a fertilidade e a capacidade de reciclar resíduos.




No corpo humano, é responsável pelo sistema esquelético e está presente nos tecidos e cartilagens misturadas com água e ar.

Os representantes do elemento TERRA 
São equilibrados, levam tempo e fazem tudo bem. Eles sentem-se realmente próximos da terra: sentem o seu corpo, as suas necessidades e, portanto, amam as alegrias simples da vida. Valorizam as tradições e a estabilidade.




Não são tão flexíveis quanto os representantes da água, nem tão móveis quanto as pessoas os do fogo, mas são fisicamente fortes, bem construídos, têm boa saúde e um sistema nervoso estável. São também leais, confiáveis ​​e em situações stressantes, imperturbáveis. Durante crises, eles podem “hibernar” – mostrando apatia e preguiça.

As pessoas regidas pelo Elemento TERRA estão em constante contato com os sentidos físicos e com a realidade do aqui e agora, da vida e do mundo material. Confiam mais nos  seus sentidos e no raciocínio prático do que em inspirações ou pensamentos abstratos. Estão sintonizados com o mundo da forma, com a realidade nua e crua. Possuem uma grande força e resistência, são determinados, objetivos, realistas e, por esse motivo, muitas vezes considerados frios.

A Terra é um símbolo de fertilidade, abundância, riqueza e estabilidade.




Quando dizemos que vamos fazer algo “com os pés assentes na terra” estamos a referir-nos a esta energia e a esta estrutura. O contacto com a natureza é por isso fundamental, seja numa ida à praia ou numa caminhada em que nos colocamos em contacto directo com esta fonte de força e bem-estar que é a natureza e, neste caso, o elemento Terra.


O elemento Água 
Na natureza, podemos observá-lo em toda parte, em mares, rios, lagos, cachoeiras, nevoeiros, orvalho, chuva, granizo, gelo e neve.




O reino da ÁGUA é um mundo especial que muitas vezes se esconde dos olhos humanos e vive de acordo com suas próprias leis, mas é incrível e bonito.

A ÁGUA lava, limpa e esfria. É também um símbolo do renascimento – não é à toa que os ritos batismais estão associados a esse elemento.

A ÁGUA é quase universal e até o corpo humano é composto de 80% de água. Todos os fluidos do nosso corpo são uma manifestação dos elementos da água: sangue, linfa, suor, líquido intracelular, lágrimas, etc. 


É por isso que é tão importante beber bastante ÁGUA!

Está relacionado com as emoções, os sentimentos, a partilha de afectos, o poder de regenerar e reproduzir. Diz respeito à forma como vivemos e gerimos as emoções, o lado sensível, connosco e com os outros, as relações assumem um papel determinante.

“Deixa fluir…” um conselho tantas vezes transmitido e recebido em situações emocionais, ilustra bem a necessidade de permitir sentir, pois, tal como o curso da ÁGUA, a emoção é algo que não conseguimos travar mas apenas compreender, para podermos deixar que estes processos contribuam para o nosso crescimento.


Gosto desta imagem. Sinto que tenho muito a aprender com a ÁGUA. Tenho de deixar mais fluir a vida em vez de me prender em planeamentos e programas. Fluir e contornar com ligeireza e elegância os obstáculos que o dia-a-dia me oferece.

Os representantes do elemento ÁGUA
Diferem das pessoas de fogo pois geralmente têm uma temperatura corporal ligeiramente reduzida, o que desacelera os processos internos.
.
A ÁGUA está nas entranhas da terra, onde existem correntes profundas, da mesma forma, nas pessoas, o elemento água representa processos profundos e inconscientes e, portanto, essas pessoas são intuitivas e atenciosas. Os seus valores são a arte, o autoconhecimento e a esfera sensual.

Elas reagem ao stresse de uma maneira diferente: mergulham fundo em si mesmos, ficam chateados e tristes. Numa crise, podem ficar deprimidos e chorar.

As pessoas com característica ÁGUA não entram em batalhas da mesma forma que os representante da energia do fogo, e preferem agir de maneira indireta, contornando cantos afiados e suavizando-os, esfriando o ardor do oponente. São capazes de passar a “flutuar” entre espaços e energias, moldando-se de acordo com a situação. A empatia é sua maior característica.


O elemento Fogo 
Relaciona-se com a energia que move, a vontade, a conquista e intuição. É uma energia que permite transformar e transmutar, determinante para conquistar algo, energia de movimento e expansão. Ao identificarmos o Elemento FOGO de forma muito marcada em determinadas pessoas utilizamos a expressão “é um(a) guerreiro(a), ou alguém com muita força”. 

Praticar actividades no dia a dia que nos dêem prazer, dá-nos vitalidade e energia.



Os representantes do Elemento FOGO
São facilmente excitáveis, entusiasmadas e costumam colorir o mundo com seu otimismo e bom humor. Possuem uma energia que flui espontaneamente, costumam ser inspirados e automotivados. São egocêntricos, impessoais e costumam sentir-se canais de vida, exuberância e orgulho. Determinados, agressivos, independentes, livres, objetivos e diretos, os representantes do FOGO precisam desenvolver a empatia e a sensibilidade.




O elemento Ar 

O AR é transparência, velocidade, leveza, resfriamento, separação da terra, céu, altitude e voo. O Elemento do AR na natureza está em toda parte – afinal, o AR está em toda parte, assim como o vento, furacões, tornados e tempestades...

É difícil superestimar a importância do AR nas nossas vidas, porque nós o respiramos. No corpo humano, é representado pelo sistema respiratório, pelos espaços vazios e também está presente em todas as células do corpo.

Representa também a mente, responsável pelo plano mental, pelos nossos pensamentos e conhecimento.  “ Vai arejar a cabeça”, quem já não ouviu esta expressão? O AR é responsável pelo movimento de renovação e quanto mais renovado, maior capacidade funcional tem o plano mental (ideias, criatividade, imaginação). Permitir aceitar novas formas de pensar, ser e estar é fundamental para nos libertarmos do antigo e do que já não nos faz falta.




Os representantes do Elemento AR
São dominadas pelo mundo das ideias e do pensamento. Por isso, podem parecer um tanto frias para os mais entusiastas e emotivos. Criativos e sonhadores, costumam enfatizar as teorias e os conceitos. Possuem compatibilidade com as expressões artísticas, com as palavras e o pensamento abstrato. Há um desapaixonamento natural nas pessoas regidas por este elemento.

A energia do AR, além de um corpo frágil, geralmente dá aos seus representantes uma comunicação discreta e até alguma superficialidade. Essas pessoas frequentemente pairam nas nuvens – elas vivem num mundo de pensamentos e ideias. São rápidas, como pessoas de fogo, mas seu caráter é mais leve.

Elas não mergulham nas profundezas de seu mundo interior, como pessoas da ÁGUA, não lutam zelosamente por justiça, como pessoas de FOGO, e diferem em estabilidade e tranquilidade, como as pessoas da TERRA. No entanto, as pessoas deste Elemento AR não estão inclinados a se prender a nada e sempre podem encontrar uma solução extraordinária em situações de impasse.

O vento é seu próprio mestre – ele caminha para onde quiser, e as pessoas do Elemento AR valorizam a liberdade de pensamentos, palavras e ações mais do que qualquer outra coisa. Essas pessoas geralmente se afastam de problemas mundanos, não “fundamentados”, portanto, não sentem muito bem o corpo, muitas vezes não conseguem cuidar adequadamente das suas necessidades.

Elas reagem ao stresse com ansiedade e confusão. Em crises, ficam sujeitas a medos e fobias.


Trabalhando com a energia dos elementos dentro de si, você pode fortalecer certas qualidades da sua personalidade; e mais: ficará ciente dos vários processos que ocorrem no corpo e até curar várias doenças – do corpo e espírito.


Existem muitas formas de identificarmos o teor de cada Elemento em nós. Estes diferentes métodos, permitem identificar a fase que estamos a ultrapassar, energizar e equilíbrar os elementos necessários e essenciais ao nosso bem-estar. 

Conselho da Astrologia: pode calcular o seu mapa astral em qualquer site que faça esse cálculo, colocando a sua data de nascimento, horário e cidade. Veja quantos planetas estão em cada signo e conte quantos estão em signos de fogo, terra, água e ar. Somente dessa maneira você poderá saber qual elemento o rege. Você pode ter um signo em água e ser regido pelo fogo, se tiver muitos planetas nesse elemento, por exemplo.

Outra dica: através da Radiestesia é possível determinar com precisão qual é o seu Elemento dominante e qual ou quais precisa de trabalhar mais,

Vamos prestar muita atenção à natureza e à ligação que os quatro elementos têm connosco!


Fontes:
http://lisbonsouthbayblog.pt/na-energia-dos-quatro-elementos-terra-agua-fogo-e-ar/
https://www.vivernatural.com.br/xamanismo/energia-elementos-natureza-homem-estao-interligadas/
https://asabida.wordpress.com/2018/11/19/elemento-agua-dicas-para-criacao-do-altar-pessoal/



Invocação aos 4 Elementos

Peço com toda a força do meu coração aos meus Guias e Protectores, que a energia poderosa da natureza representada pelos quatro elementos (fogo, água, ar e terra) tome conta de minha casa, do meu trabalho, do meu corpo, da minha mente, emoções e anseios.

Cubram-me com grande proteção e me abençoem.

Que o fogo seja a demonstração viva do amor, da união, do calor humano e da harmonia que me deve ligar em toda minha existência.

Que a água, fonte cristalina de bênçãos, lave e limpe a minha vida e livre-me de toda carga negativa que possa interferir no meu comportamento e atitudes para comigo mesmo e com os meus semelhantes.

Que o ar me traga o sopro mágico da vida e renove a cada dia as minhas energias físicas e a minha saúde.

Que a terra seja o meu símbolo de prosperidade, renovando-se sempre, para que eu possa semear e colher todos os seus frutos benditos para a minha tranquila sobrevivência.

Que assim seja!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...