A Cor e os Cristais


Os textos antigos Ayurveda que descrevem as tradicionais técnicas de cura da Índia mencionam os sete raios de luz que o criador fez brilhar quando deu origem ao sistema solar. Diz-se que estas cores do arco-íris alimentam os sete planetas que, por sua vez, activam as pedras preciosas que se encontram no interior da terra. Segundo Ayurveda, as pedras irradiam a sua energia para o meio ambiente e, se forem usadas, levam a influência da sua luz à vida de quem as usa.

Como em muitos dos sistemas tradicionais de cura, existe uma estreita relação entre a cor das pedras preciosas e as suas propriedades curativas. Uma vez reconhecidos os conceitos-chave para cada cor, é fácil identificar o modo como o cristal ou uma pedra, leva as qualidades do seu planeta a interagir com a nossa energia pessoal.

A cor do cristal afecta-nos de duas formas - através dos nossos olhos e pela sua disposição no corpo.

Os cristais são formas de matéria coerentes e organizadas e a cor que transmitem é uma vibração concentrada e poderosa.

Pedras de cores quentes

As pedras vermelhas, são energéticas e estimulantes. Relacionam-se com o movimento, motivação, protecção, sobrevivência física e uso da energia vital. Se colocada perto do chakra básico, trabalha com as energias do centro do coração e  circulação; liga a pessoa à terra e activa suavemente as funções orgânicas.
Exemplos: granada, rubi, zircão, jaspe e quartzo-ferruginoso


As pedras cor de laranja, são excelentes para usar em situações de choque ou trauma. Elas carregam de energia e reparam os mecanismos no interior do organismo.Está associada ao segundo chakra, que lida com o fluxo ou a sua ausência no organismo - as capacidades criativas e artísticas são a expressão deste fluxo; o choque, o trauma e os bloqueios indicam a falta dele.
Exemplos: cornalina, calcite laranja, topázio, citrino escuro e quartzo-rutilado.

As pedras amarelas, suportam o sentido próprio, activando o plexo solar e reduzindo assim a tensão e a ansiedade. Este chakra regula o funcionamento do sistema nervoso, digestivo e imunitário e a capacidade de descriminar e identificar. Stress, medo, felicidade e contentamento estão todos ligados a esta cor.
Exemplos: citrino, fluorite amarela, olho-de-tigre, âmbar,


Pedras de cores frias

As pedras verdes, estão associadas ao chakra cardíaco. Equilibram o coração, acalmam e equilibram as emoções e os relacionamentos e estimulam o potencial pessoal a desenvolver-se. Estimulam também a harmonia com o meio ambiente.
Exemplos: aventurina, turmalina verde, amazonite, olivina, ágata, esmeralda, malaquite, diópsido e peridoto.

As pedras azuis claras, estão associadas ao chakra laríngeo, apoiam as capacidades comunicativas e são eficazes no fortalecimento do sistema imunitário. A comunicação utiliza a vista, a voz, o paladar e o odor. Como fala de si próprio, os seus pensamentos e a capacidade de se exprimir estão relacionadas com a vibração azul-claro.
Exemplos: turquesa, água-marinha, ágata laço azul e celestina.

As pedras azuis escuras,estão relacionadas com o chakra do "3º olho", abrandam os processos de pensamento normal e estimulam a intuição. Podem ajudar também a libertar o stress acumulado, encorajando a compreensão e a paz profunda.
Exemplos: lápis-lazuli, sodalite, safira, azurite e cianite.

As pedras violeta, estão relacionadas com o chakra coronário e são objectos excelentes para a meditação e contemplação. Encorajam a integração de todos os aspectos que se relacionem com a própria identidade. Estas  pedras violetas e roxas ajudam a reequilibrar os extremos dentro dos sistemas corporais, para que possam ser úteis quando não estamos certos da natureza de um problema.
Exemplos: ametista, fluorite, sugilite, iodite e kunzite.


Cristais de outras cores

As pedras brancas e claras, são frequentemente usadas no chakra coronário. A luz branca contem em si todas as cores, portanto, simboliza o potencial para reflectir todas as cores. Estas pedras geralmente ampliam as energias de sustentação da vida do corpo, trazendo claridade, purificação, ordem e harmonia.
Exemplos: quartzo claro, calcite, selenite, pedra-lua, quartzo leitosos, e outras pedras tranlúcidas, brancas ou enevoadas.

As pedras pretas ajudam a libertar os desequilíbrios da energia profunda. Centram-se no conhecimento interior, acalmando o corpo e a mente e acelerando a libertação das energias desnecessárias. As pedras negras são em geral de ligação à terra, actuando como âncoras de energia para nos ajudar a regressar ao estado de funcionamento normal.
Exemplos: obsidiana, obsidiana floco-de-neve, quartzo fumado, turmalina preta e hematite.

As pedras rosa, são úteis para libertar a tensão emocional e ajudar a melhorar a autoconfiança e a aceitação. Removem o stress que impede de nos sentirmos à vontade no mundo e ajudam a combater as situações agressivas. Estão relacionadas com os chakras cardíaco e ajudam a levar as emoções e a sensibilidade às nossas acções diárias.
Exemplos: quartzo rosa, cuncite, rodocrosite, rodonite e cuprite.





Qualquer cristal que o atraia tem um efeito curativo. Se pretender algum em especial para resolver um problema específico, veja uma colecção de pedras diferentes e escolha a que mais o atrair. As correspondências de cor nos cristais indicam a raiz da dificuldade e podem sugerir-lhe pistas para formas possíveis de restabelecer a sua saúde e bem-estar.

Fontes: Sue Lilly e Simon Lilly, A força curativa dos cristais; Karl Stark, Werner E. Meier, Prevenção e Cura com pedras.

Outros artigos relacionados:
- "Cromoterapia"
- "Dicas fáceis de cromoterapia"
- "Cromo-radiestesia"
- "Fazer Essências de Cor"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...