Teste de EXPERIÊNCIA DE COR


As CORES estão e sempre estiveram presentes desde o começo da história do homem. Desde de cedo este percebeu que as cores que vestia e com que se rodeava eram parte do seu  subconsciente a comunicar consigo e através de si.

Hoje sabemos que as nossas experiências de vida deixam um rasto que se traduz em luz e cor, isto é, ficam impressas através das vibrações cromáticas associadas a emoções e sentimentos.

Este TESTE simples pretende melhorar a sua consciência da COR, incentivando às modificações que pode fazer em si e no seu ambiente, de modo a ter mais bem-estar e felicidade.




As sensações que as CORES despertam em nós

Sente-se em frente a um espelho e peça que alguém o envolva com panos de diversas cores, um de cada vez. Pode também fazer este exercício sozinho. Observe a mudança de expressão no seu rosto.

1 – Com que COR o seu rosto fica mais bonito, feliz e relaxado?
2 – Qual o tom que o entristece e o faz sentir mais desanimado?
3 – Algum matiz provoca repulsa? E qual o que lhe dá sensação de estar mais bem disposto?

Os TONS favoritos da casa

1 – Observe as CORES do espaço onde se encontra. Feche os olhos e sinta as emoções que elas provocam. Anote as tonalidades e as emoções correspondentes.
2 – Visualize o ambiente preferido da sua casa e pense nas CORES que predominam ali. Observe se há uma cadeira, um sofá ou um canto em que costuma permanecer mais. Anote e não se esqueça de escrever também a COR dos seu objectos preferidos.


Exercícios de sensibilização à Cor

Procure um lugar calmo e reserve pelo menos uma hora para fazer os exercícios. Alguém pode ler as perguntas para si ou então leia você mesmo. Relaxe e procure imaginar o que for pedido, com os olhos fechados. Depois, anote as respostas que lhe vierem à cabeça.

Referências à história de vida

1 – Qual a sua cor favorita quando era criança? Como era a sua relação com essa cor? Que lembrança ela evoca?
2 – E na adolescência? Qual era a sua opção no arco-íris? Que sentimentos essa cor provoca?
3 – E hoje? Qual é o seu matiz? Ele está presente na sua vida, na sua casa, nas suas roupas?

A sua Cor de prazer 

4 –Com os olhos fechados sinta-se leve e feliz. Todos os sentidos estão satisfeitos e sente um incrível bem estar. Qual a cor que vem à sua mente? Qual a cor que lhe dá mais prazer?

A sua Cor de força

5 – Sempre com os olhos fechados sinta-se forte, poderoso, como se tudo ao seu redor o apoiasse. Qual a tonalidade que lhe transmite esse sentimento? Que cor lhe dá força e vigor?

A sua Cor de segurança

6 – Sinta-se inteiramente seguro, protegido, relaxado e confortável. Nada de mal o pode atingir. Que Cor vem  à sua mente? E qual a que lhe passa mais segurança?

A sua Cor de alegria

7 – Lembre-se de uma situação que lhe trouxe muita alegria. Ou de uma música que o faz feliz. Qual o tom associado a essa lembrança? Também pode ser a cor de uma roupa ou matiz predominante de um cenário feliz que você constrói na sua imaginação.

Agora observe a lista de cores que foi anotando nestes exercícios. Escolha as que se repetem e despreze aquelas que que lhe trazem emoções desagradáveis.

Neste momento percebe que, às vezes, as cores que evocam boas associações estão ausentes na sua casa, no guarda-roupa, etc. Isso é uma amostra do quanto pode estar desligado do seu inconsciente.  Saiba que as cores que foi escolhendo só foram seleccionadas porque vibravam de acordo consigo. Se estiver receptivo será  atraído pelas cores que precisa. É tão simples!

Agora que se sintonizou com “as suas cores”, o passo seguinte é efectuar as mudanças que lhe  trarão mais satisfação pessoal e mais saúde em geral.

Neste caminho de auto descoberta, as cores ajudam-nos a viver intensamente “no aqui e no agora”, conscientes de que somos parte de um universo colorido que vibra em sintonia connosco.

BOA EXPERIÊNCIA DE COR


Outros artigos relacionados
- "Teste Psicológico com cores"
- "A Cromoterapia e o Feng Shui"
- "As Cores do vestuário"
- "Cromoterapia"


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...