Vamos fazer um Festival HOLI todos os dias!!!



Vamos romper com a tradição de festejarmos dias especiais 
e fazer de "especiais" todos os nossos dias!


Ao estendermos as vivências que estão enquadradas em cada festividade ao nosso quotidiano...
... ficaremos com 365 dias mais ricos e felizes!


HOLI, também chamado de Festival das Cores ou Festival da Primavera, é um popular festival hindu, observado na Índia e em outros países asiáticos.





HOLI festeja a transição do Inverno para a Primavera. 

A festa celebra metaforicamente a vitória do bem sobre o mal. Por isso mesmo, explode em cor e alegria.







Anualmente, milhares de pessoas visitam a Índia e outros territórios onde se vive o hinduísmo para se deixarem contagiar pelos cortejos e festas onde chovem os pós coloridos. 








O Festival HOLI é o mais colorido do mundo!






Ao tornarmos "Happy HOLI" todos os nossos dias, contagiamos cada momento com a alegria de cada COR!




HOLI é comemorado no dia de lua cheia do mês de Phalugna ou Falguna (Phalgun Purnima), que geralmente cai na parte posterior de fevereiro ou março.



Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música. 

Essa brincadeira começa quando crianças atiram as tintas aos pais e irmãos sendo que, no final, todos estão completamente pintados e coloridos.





Brincar ao Festival HOLI é atirar mãos cheias de cor a cada pessoa que connosco se cruza (a começar pelos da nossa casa)





No principal dia, Holi, também conhecido como Dhulheti, Dhulandi ou Dhulendi, as pessoas cumprimentam-se dizendo “Holi Hai”. Várias fogueiras são acesas na véspera, também conhecidas como Holika Dahan (morte de Holika) ou Chhoti Holi (pouco Holi).

Os historiadores contam que o Holi antecede em muitos séculos o nascimento de Cristo e são muitas as lendas que explicam o seu aparecimento, em geral remetendo ao temível Rei Hiranyakashyap. Muito vaidoso, ele queria que todos no seu reino o venerassem, mas foi justamente o seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Lord Naarayana. Hiaranyakashyap combinou com a sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria numa fogueira com Prahlad nos seus braços para matá-lo. Mas Holika deu-se mal porque ela não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando ela entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa. Lord Naarayana reconheceu-a bondade e devoção de Prahlad e salvou-o. O festival, portanto, celebra a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção. A tradição da queima Holika ou o "Holika Dahan" vem principalmente a partir desta lenda.

Krishna, Radha e Gopis



Apesar de esta ser uma festa colorida, existem vários aspectos de Holi, o que o torna tão importante para a cultura da Índia.

Embora possa não ser tão evidente, um olhar mais atento e um pouco de pensamento revelará o significado do Holi em mais formas do que aquilo que simplesmente se vê. Holi celebra também a lenda de Radha e Krishna, que descreve o extremo prazer que Krishna teve na aplicação de cor sobre Radha e Gopis. 

Esta brincadeira de Krishna mais tarde, tornou-se uma tendência e uma parte das festividades do Holi.




Artigos relacionados:
- O Arcanjo Rafael saúda a Primavera
- As flores ensinam-nos a meditar
- As Cores do Riso
- Cromoterapia



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...