Aplicações terapêuticas com Cristais (II)

Alinhamento e Equilíbrio dos chakras



Hoje trago um assunto de extrema importância para alcançarmos uma saúde plena ou a cura holística. O termo holístico significa TODO, abrangendo todo o sistema e não apenas partes, como é o caso da medicina ortodoxa. Vamos falar da sinergia incrível dos Chakras com os cristais.

O uso dos cristais já são conhecidos desde a antiga Índia, Grécia e Egito. Os cristais eram usados para energizar remédios, alimentos e auxiliar no equilíbrio, físico, psicológico e espiritual. Os cristais expressam o poder superior da natureza e podem ser associados com várias terapias como por exemplo, Reiki, cromoterapia, florais, massagens, na meditação e nas visualizações.

A energia encontrada nos cristais é uma composição dos elementos da natureza e dos raios vibracionais que são absorvidos pelo corpo físico, desbloqueando e alinhando os chakras. Os cristais possuem energia vibracional de alta frequência amplificada e focalizada nas energias naturais do corpo e da mente. 

Cada chakra responde a uma determinada frequência vibratória, quando o mesmo se encontra superexcitado ou subexcitado, podemos dizer que o chakra está desarmonizado ou desalinhado. Para promover esse alinhamento devemos trazer o chakra para a vibração original correspondente e um dos recursos que utilizamos são os cristais.


Não faz diferença o tamanho do cristal, o seu formato ou até mesmo o seu valor económico. O que julgo primordial é a sua frequência vibratória e a forma como iremos utilizá-lo.

Um dos modos mais simples para ajudar a equilibrar todo o sistema de chakras é colocar uma pedra da cor apropriada sobre cada um deles. Isto dará a cada chakra um reforço da sua própria vibração sem alterar as suas energias ou harmonia global do sistema.





Procedimento genérico

1 - Escolhe um pedra vermelha para colocar na base da coluna ou, em alternativa, usa duas pedras vermelhas do mesmo tipo e pousa uma em cada parte superior de cada perna. Isso influencia o chakra básico.

2 - Para o chakra esplénico escolhe uma pedra cor-de-laranja para colocar no baixo abdómen.

3- No plexo solar usa uma pedra amarela, colocada entre o umbigo e a arcada costal. Se houver tensão nessa área, podes plicar uma pedra que desvie a energia, como o olho-de-tigre, ou uma pequena ponta de cristal de rocha, sobre o diafragma, para ajudar a dissipá-la.

4 - O chakra cardíaco fica no meio do peito e pode ser equilibrado com uma pedra verde. Podes juntar-lhe a cor-de-rosa para uma purificação emocional.

5 - Para o chakra laríngeo usa uma pedra azul clara. Coloca-a na base da garganta, no topo do externo.

6 - Para equilibrar o chakra frontal usa-se normalmente uma pedra índigo ou azul escura a meio da testa A ametista ou pedra roxa também se podem usar aqui.

7 - A pedra para o chakra coronário fica imediatamente acima da cabeça. Se escolheste uma ametista para a fronte, usa um cristal rocha para o alto da cabeça. Se tiveres usado uma pedra azul escura, podes agora optar violeta.


Exemplo de uma listagem de correspondência entre os cristais e os chakras:

Básico = Jaspe Vermelho ou Ônix¹.
Sexual = Pedra do Sol, Calcita Laranja ou Selenita Laranja.
Plexo Solar = Jaspe Amarelo, Citrino e Topázio Amarelo.
Cardíaco = Quartzo Verde, Amazonita e Esmeralda.²
Laríngeo = Quartzo Azul, Água-Marinha e Lápis-Lazúli.
Frontal = Sodalita, Cianita e Turmalina Azul.
Coronário = Ametista e Cristal de Rocha (Quartzo Branco ou Transparente)³.



¹ Só recomendado em caso de extremo desequilibrio . Se não for o seu caso, dê preferência ao Jaspe Vermelho.

² Em alguns casos utilizamos um quartzo rosa, para quando há uma sensação de “coração de pedra”.

³ Apesar da literatura recomendar o quartzo branco (cristal de rocha), percebi na prática de que o melhor recurso terapêutico se dá com a Ametista. Após o alinhamento de todos os chakras, aí sim podemos utilizar o quartzo branco. O quartzo branco tem como natureza amplificar todas as energias, se no chakra referido houver energia conflitante, pode-se agravar o quadro.

Outra opção: Caso tenhas já desenvolvido uma boa intuição e sensibilidade para as pedras e tenhas uma boa colecção destas, podes dispor a tua colecção de pedras de forma a poderes vê-las todas, a tua atenção recairá na melhor opção para cada chakra.


O primeiro passo é "limpar"os cristais

Em todo trabalho com cristais devemos primeiramente proceder à sua limpeza e depois à sua programação, para só então utilizá-los de forma terapêutica. Para limpeza dos cristais, lava-os em água mineral ou água corrente ou deixa de molho em água com sal por 24 horas, depois basta lavar novamente em água mineral. Não é aconselhável colocar cristais mais maleáveis (ou moles) como o lápis-lazúli, selenita, turquesa, cianita, aragonita e rosa do deserto dentro da água. Nesse caso utiliza um pano limpo e levemente humedecido para promover a limpeza. De seguida é aconselhável pôr os cristais ao sol durante algum tempo. A energia do sol é muito benéfica para os cristais.

Passo seguinte - Programar os cristais 

Para programar o cristal, segura-o nas tuas mãos em forma de concha e programa mentalmente ou mesmo com um comando directo: “Desejo (ou Programo) este cristal para actuar no equilíbrio e harmonia do chakra [determina o chakra].”

Pronto, agora podes proceder com a utilização do mesmo. Deita-te confortavelmente e coloca os cristais em cada ponto correspondente aos chakras, como ilustrado na figura. Não é necessário ficar na posição de Lótus.




O cristal do chakra básico deverá ficar entre as pernas acima do joelho e em direção ao períneo. O cristal do chakra sexual deverá ficar acima do órgão sexual. O cristal do plexo solar deverá ficar no umbigo ou sobre o estômago. O cristal do chakra cardíaco deverá ficar no centro do tórax. O cristal do chakra laríngeo deverá ficar na garganta. O cristal do chakra frontal deverá ficar sobre a testa. O cristal do chakra coronário deverá ficar acima da cabeça, não precisa ser na cabeça, mas próximo. 

É boa ideia colocar uma das pedras de ligação à terra, como por exemplo o quartzo defumado, entre os pés, para servir de âncora.

Dá preferência a pedras pequenas e com uma base plana para que as mesmas não rolem ou não pesem muito. Fica nessa posição de 15-20 minutos com os olhos fechados, respirando calmamente.

Desta forma os cristais irão trabalhar vibratoriamente, procurando harmonizar os centros de força.

Enquanto os cristais estão a realizar o seu trabalho em ti, aproveita para relaxar todo o corpo, ter pensamentos de amor para contigo, para com os que te são mais próximos e para com a própria Terra.

Após finalizar o uso dos mesmos, com o alinhamento já completo, passa os cristais em água corrente. Guarda-os para uma próxima utilização e desde que seja para a mesma pessoa, podes proceder já na parte da aplicação, sem necessidade de nova limpeza ou programação. Caso fores utilizar o mesmo conjunto de cristais para uma nova pessoa, será necessário preparar os mesmos com uma limpeza de pelo menos 24 horas, conforme já explicado.


NOTA: 
Podemos aferir também a situação energética de cada chakra através da radiestesia

Boa prática!


Fontes: http://perdido.co/2015/06/cristaloterapia-e-alinhamento-de-chakras/ por Douglas Rainho; Simon Lilly, "Cristais", Editorial Estampa, 1998; Karltark e Werner E. Meier, "Prevenção e Cura com Pedras", Editora Robafim Lda, www.robafim.com.br


Outros artigos relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...