Passo a passo - O caminho a seguir...
A Aceitação
Se adoecer poderá pelo menos tentar melhorar a sua atitude mental. Independentemente de estar a sofrer de uma doença mental, física ou espiritual, as Mandalas podem ajudá-lo a aceitar a dor ou a doença como primeiro passo para a ultrapassar e ser saudável.
A luz suave da vela pode ajudá-lo a ter uma visão mais profunda. |
- transforme a sala ou quarto onde está num lugar calmo e tranquilo; pode querer acender velas ou incenso e pôr uma música suave e relaxante.
- tenha ao seu lado uma folha de papel branco, na qual já desenhou um círculo (não importa o tamanho) e lápis de várias cores.
Arranje algum tempo para pensar em si. Deite-se com os braços estendidos e mãos esticadas e respire devagar. Concentre-se na respiração. Faça várias respirações profundas. Inspire energia e expire tensão.Tente desligar a sua mente das preocupações e factos do quotidiano. Centre a sua atenção na dor ou na doença dentro de si. Deixe que ela venha à superfície da sua mente e corpo. Repare nos primeiros pensamentos, sentimentos ou impressões que lhe vêm à mente. Faça isto espontaneamente, sem raciocinar. Contacte com essa parte do seu corpo que está a apoquentá-lo. Agora, sente-se e desenhe uma Mandala dessa dor de forma espontânea. Deixe que todas as emoções e sentimentos que associou à dor ou à doença possam ser expressos no círculo. Não critique, deixe fluir a sua mão. Seja genuíno com a dor. Se se sentir desesperado, tente dar forma e cor a esse sentimento. Se está com gripe, imagine, por exemplo, como é que ela poderá ser e desenhe-a com sinceridade.
A Escuta
Sente-se calmamente e observe a Mandala que desenhou. Considere cuidadosamente cada aspecto do seu desenho: símbolos e cores, e veja qual o significado que têm para si. Reflicta àcerca dos seus hábitos e sobre os pensamentos e reacções que poderão ter contribuído para o desenvolvimento da doença.
O que pode mudar a partir deste momento? Escolha uma mudança simples que diminua as hipóteses de doença ou a recorrência da dor. Por exemplo, pense numa nova forma de estar no emprego que possa reduzir o nível de stress e susceptibilidade da gripe.
Use um objecto natural como, por exemplo, uma folha, como símbolo da mudança. |
A Libertação
Use a meditação para contactar com o seu espaço interior de paz, esperança e bem-estar. Imagine um símbolo que represente a mudança que decidiu efectuar, como por exemplo, uma árvore, uma folha, um ovo, um arco-íris... O que é importante é que tenha significado e que sinta ser adequado para a situação. Em seguida, pinte-o ou desenhe-o na mandala recorrendo a toda a intenção positiva que conseguir. Desta forma, está fisicamente a trabalhar uma maneira de mudar a sua vida. Este é o caminho da Cura. Medite agora sobre essa Mandala, mantendo-a na sua mente. Quando tiver oportunidade de efectuar essa mudança, lembre-se da sua Mandala e de todas as associações positivas que ela contém. Pode também querer colocá-la num local visível na sua casa, mantendo assim presente os seus bons propósitos.
Ao fazer mudanças dentro de si mesmo está não só a afectar a sua vida pessoal mas também a das pessoas à sua volta. Ao transportar-se a si mesmo para um lugar de cura, trará um pouco mais de saúde e felicidade ao mundo e o equilíbrio do planeta aproximar-se-á mais da harmonia.
Tudo o que existe é energia e informação de puro Bem Estar que vem da fonte. Só existe um único fluxo; eterno, simultâneo, ininterrupto de energia e informação que flui directamente da Fonte, ele passa por mim e volta para mim expandindo tudo o que eu foco, aqui e agora. Tudo mais que eu sinta que não seja puro Bem Estar é apenas a minha própria resistência ao fluxo, um bloqueio de energia e informação criado por crenças resistentes que formaram o ego resistente que identifica mais pensamentos semelhantes e alimenta ainda mais o meu sistema de crenças.
Se eu escolhi focar o Amor e a Alegria, eu sinto o Bem Estar em mim e este a fluir de mim para tudo o que me cerca.
Quando eu estou em harmonia vibracional com o Universo, o meu corpo físico produz tudo o que necessita para se manter em perfeito equilíbrio.Fontes: Sally Morningstar "Conhecer o futuro", Editorial Estampa; Marie Odile Brétes "O desenho que Cura", Editorial Ariana; Rudiger Dahlke "Mandalas", Editorial Pensamento; Eduardo Bill Vibreleve blog.
Alguns artigos relacionados:
- "Meditar com Mandalas"
- "Colorir uma especial Mandala da Alegria"
- "As flores ensinam-nos a meditar"
- "Somos o nosso maior inimigo"
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!