Lótus - uma metáfora da consciência oriental


"Sê como um lótus, é quanto basta. Permanece intacto e estarás sob controlo. Permanece intacto e serás o mestre."

Permanece intacto, tal como uma flor de lótus à chuva. As gotas de água caem nas pétalas, mas continuam a deslizar, elas nem sequer lhes tocam. O lótus permanece intacto.

Por esse motivo, o lótus tornou-se tão significativo, tornou-se tão simbólico no Oriente. O lótus constitui o símbolo oriental mais importante. Possui o significado total da consciência oriental.

Tudo isto são metáforas para o ajudar a compreender uma certa qualidade interior, que não pode ser dita por palavras. Essas metáforas são poéticas. Se tentar compreendê-las com o coração, alcançará a compreensão, mas se tentar compreendê-las de forma lógica, não captará o sentido.

Seja independente. Observe e olhe apenas. Olhe com compaixão. Não se pergunte a razão pela qual isso acontece. Se apenas observar, alcançará o controlo.

A palavra controlo não é muito boa, já que as palavras não podem ser muito boas. As palavras pertencem à mente, ao mundo dos pensamentos. As palavras não podem ser muito penetrantes; elas são triviais. A palavra controlo não é boa, porque não há ninguém para controlar, assim como não há ninguém para ser controlado. Contudo, enquanto tentativa, ajuda a compreender uma coisa que acontece: quando você olha profundamente, a mente é controlada - de repente, você tornou-se um mestre. Os pensamentos estão lá, mas já não são donos de si. Eles nada podem fazer, simplesmente vêm e vão; você permanece intacto, tal como um lótus à chuva.

Fonte: Osho "Consciência" - Osho International Foundation




Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...