A MANDALA da Teia de Aranha

Já temos reflectido que, olhando com atenção à nossa volta, descobrimos surpreendentemente desenhos de Mandalas em toda a natureza.  É que a Mandala é o desenho da Criação!

Por outro lado, essa mesma observação atenta remete-nos para o simbolismo de cada "peça" dessa Criação. Tudo tem um significado! Em tudo podemos ver mensagens valiosas, tal como páginas de um livro que vamos lendo e aprendendo ao longo da vida.

Hoje iremos deter-nos na aranha e na sua teia.


A ARANHA DENTRO DE NÓS

Embora seja uma MANDALA perfeita, a teia evoca à primeira vista sensações desagradáveis.




É que a natureza da aranha (e da sua teia) mostra-nos nitidamente que vemos nela, de modo inconsciente, mais do que gostaríamos de ver: cada homem vive numa teia semelhante, que o liga ao seu mundo com incontáveis fios! Essa teia primeiro tem de ser reconhecida; em seguida aceite e, finalmente, vivenciada conscientemente a fim de ser redimida.



Talvez seja por isso que a aranha se tornou um símbolo tão repugnante: porque nos lembra como nos enredamos com o mundo, os nossos múltiplos apegos e dependências. Talvez também por nos mostrar a nossa maneira ardilosa de ficar à espreita para apanhar outros seres, deixando-os a debaterem-se nessa rede, esquecendo que nós próprios também nos estamos ali a debater!

O simbolismo ainda vai mais longe: a aranha trabalha igualmente com a ilusão de que a sua rede nem sequer existe; ela deve ser tão fina que se torna invisível, e só passa a ser real para o aprisionado no momento de morrer. Assim, nós também reprimimos essa rede até que, na hora da morte, não podemos mais negá-la. 


A MANDALA da TEIA da ARANHA 
- representa, como qualquer outra Mandala, a imagem da criação, e nós somos insectos aprisionados em algum lugar dos seus contornos e, portanto, da criação materializada. Quanto mais nos enfurecemos e quanto mais inconscientemente o fazemos, tanto mais ficamos presos nessa rede.


COLORIR MANDALAS


Pinte agora as MANDALAS DA ARANHA - que também é uma Mandala - e torne-as bonitas ocupando-se um pouco também com a sua própria natureza aracnídea, e aprenda, se possível, a amá-la.

(Para imprimir, ampliar e depois colorir)




Podemos ter
 UMA TEIA EM NÓS
 TECIDA COM FINOS FIOS DE AMOR






MEDITAÇÃO

A concentração no desenho de uma Mandala, tendo uma intenção definida previamente, permite que a sua mente faça uma viagem astral da periferia para o centro - o centro de si próprio.
Se a sua mente começar trepidar (com as obrigações do dia), basta trazer de volta a sua atenção para a beleza das Mandalas.

MEDITE tranquilamente com estas MANDALAS da ARANHA e perceba que também carrega dentro de si a essência dessa teia.


Naturalmente não poderá encontrar de imediato a "sua teia", nem deixar que os outros a descubram. Isso é compreensível, pois o sentido da teia é que ninguém a vê. Mas agora, ao menos hoje, tenha a coragem de a olhar, apesar de tudo, pois quanto menos gostar de aranhas  e teias, maior é a certeza da sua presença.

E lembre-se de:
... amar a teia de luz e a aranha brilhante que há em si e surpreenda-se com a transformação!

Fonte: "Mandalas" de Rudiger Dahlke


Outros artigos relacionados:
- "Mandalas - o desenho da criação"
- "Colorir uma especial Mandala da Alegria"
- "O Homem e a árvore"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...