Uma pequena flor e tantas propriedades!

Considerada um antibiótico natural, utiliza-se principalmente nas gripes, bronquites e sinusites (alérgicas e crónicas), tratando a infeção e estimulando a eliminação da expectoração (ação mucolítica).


Previne as infeções urinárias recorrentes. Aumenta o apetite. Reduz a anemia, pois aumenta a produção de glóbulos vermelhos, propriedade que lhe dá a designaçãode flor-de-sangue. Para este objectivo pode ser conjugada com pau-de-arco.

Externamente, pode aplicar-se em pequenas lesões e feridas para estimular a cicatrização  É utilizada também no tratamento da queda do cabelo.


Princípio activo de ação antibiótica: a glicotropeolina que é um glicósido sulfurado e atua pela ação da mirosina, uma enzima que existe na própria planta, produz um óleo essencial sulfuroso de ação antibiótica. No nosso organismo, o óleo essencial passa ao sangue e vai ser eliminado pela urina e pelas vias respiratórias.
   
Nomes mais populares:
  • Chagas 
  • Capuchinha
  • Agrião do perú
  • Mastruço
  • Coleária dos jardins
Esta planta é nativa do Perú onde é utilizada na alimentação. Foi muito utilizada pelos Incas e trazida para a Europa pelos espanhóis no séc XVII. Hoje cresce um pouco por toda a parte em Portugal.
Com um sabor levemente picante, semelhante aos agriões, as suas flores e folhas frescas podem ser comidas em saladas ou fazer-se infusões.

Remédios caseiros:

Tratamento capilar anti-queda
Esmague bem as plantas num almofariz. segure numa pequena porção da pasta obtida entre os dedos e esprema diretamente na zona do couro cabeludo que quer estimular, até não sair mais líquido. Repita o procedimento noutras zonas com o resto da planta. Deixe atuar no mínimo uma hora e lave.

Salada anti-anemia
Junte folhas e flores da chagas a tomate picado, folhas de agrião e beterraba. Ferva azeite com folhas de urtiga, durante um minuto e junte à salada. Apure o sabor com algumas ervas aromáticas como o alecrim, tomilho e orégãos.

Bebida especturante
2 colheres de sopa de folhas de chagas fresca
1 chávena de leite
Primeiro, com um pilão, amasse as folhas das chagas. Em seguida, aqueça o leite e adicione às folhas amassadas. Coe.
Beba o chá expectorante duas vezes ao dia.

Chá para a bronquite
2 gr de folhas de chagas
100mL de água
Coloque água a ferver sobre as folhas de chagas. Aguarde cerca de dez minutos
Beba o chá três a quatro vezes ao dia.

NOTA: 
Nas várias herbanárias que consultei nenhuma comercializava esta planta medicinal, embora dela tivessem conhecimento assim como de algumas propriedades. Hoje tenho esta planta em vasos na varanda, pois comprei as sementes nas lojas de sementes hortícolas. A sua germinação é fácil e as plantas com as suas flores amarelas, laranja e vermelhas são muito ornamentais. 
Mais informo que já utilizei esta planta tanto para a gripe como para a sinusite com óptimos resultados.  


Precauções:

Pessoas de pele sensível deve evitar o contato com o extrato puro
Evitar também em casos de gravidez, lactação, hipotiroidismo, gastrite.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...