A importância do VERMELHO na nossa vida



O vermelho é uma cor muito controversa: representa a saúde, o fogo, a paixão, o sangue... mas também, a raiva, o mau humor, o perigo, a destruição, a revolta... 


Devido à natureza expansiva do raio vermelho, ele conduz à generosidade e até ao auto-sacrifício se for necessário. Pela sua natureza agressiva e de desejo ardente, esse raio vermelho pode tornar a pessoa possessiva, sufocando assim o sentimento e objetivo do amor.

O vermelho possui a frequência vibracional que mais se aproxima da matéria, por isso é considerada a cor relacionada com o mundo físico.Como é exatamente no campo da matéria que se desenrola a experiência humana, encontramos no vermelho as condições para vivenciá-la.

É a cor capaz de trazer e manter a pessoa em contato com a realidade física, "com os pés no chão", fazendo-a sentir-se centrada no "aqui e agora" e com total domínio das situações.
Por ser uma cor capaz de trazer a pessoa para o presente, o vermelho estimula a criatividade e a vitalidade, induzindo a pessoa à ação para realizar e concretizar projetos.

Se precisar da cor vermelha para equilibrar o seu ARCO-ÍRIS interior tem várias opções:
- tomar um banho com pétalas de flor vermelha
- respirar profundamente e repetidamente o vermelho
- meditar visualizando a cor vermelha
- comer alimentos de cor vermelha
- aplicar luz vermelha (com auxilio de um cromoterapeuta)



vermelho ativa a função do fígado e favorece...

vermelho ativa a função do fígado e favorece a produção de glóbulos vermelhos. Quando a região vermelha do nosso corpo, a zona pélvica, fica debilitada, todo o corpo enfraquece também. O vermelho, como cor da força que desintoxica mediante as secreções, liberta de congestões e obstruções catárricas e é benéfica em casos de falta de ferro. Ajuda a elevar o nível de adrenalina no sangue e a superar melhor a sonolência e a preguiça É adequado quando constipado ou sofre de tremores crónicos de frio. O vermelho não deve ser usado em casos de inflamações ou infeções. É pouco conveniente para pessoas que se irritam com facilidade.

A vitalidade do corpo físico depende da entrada correta do raio vermelho!

No INVERNO, as meias e a roupa interior vermelhas ajudam a suportar os dias de frio intenso.

O vermelho é a cor da região pélvica; da Lua nos signos Balança, Escorpião e Virgem. Influencia o centro do cóccix e estimula energias vitais e firmes. Ativa a paixão e a espontaneidade, e por isso deve ser usada com conta, peso e medida. Um pijama de cor vermelha só tem sentido se a pessoa gosta mais de estar acordada do que a dormir.

O centro de energia básico ou raiz (chakra) é de cor vermelha. Tem a função de captar e distribuir a força primária para todo o organismo e absorbe a energia Kundalini, que serve para reativar os demais Chakras. Essa energia sobe pela coluna, alimentando-a.

Sempre que a pessoa estiver fora do seu "centro", sentindo-se "deslocada da vida", poderá fazer uso do vermelho, aplicado na coluna através da energia do pensamento, ou através da luz. Isso a centrará e a conduzirá ao presente, dando-lhe otimismo, entusiasmo e força.



A nossa aura é o campo energético subtil que envolve o nosso corpo físico. Tensões, fraquezas, formas de pensamento opressivas, etc. tornam-se perceptíveis no campo áurico, antes mesmo de se manifestarem ao nível físico, tais como depressões, fadigas e doenças várias. A aura de uma pessoa em equilíbrio físico, emocional, psicológico e espiritual, apresenta o espetro de cores equilibrado.
Quando a aura de uma pessoa tem predominância de cor vermelha, de tonalidade escura, isso pode significar que ela está a dar muito enfase ao seu modo de vida material e às suas paixões, talvez exacerbando a sua natureza sexual ; que embora possua uma saúde física estável, tem tendência à irritabilidade principalmente quando contrariada. Quanto mais vivo for o vermelho da sua aura, mais isso significará estados de fúria, frustração,  e em alguns casos, um bloqueio energético no corpo.


Os publicitários usam o vermelho na criação de uma marca ou na propaganda por ser uma cor estimulante, motivadora e que aumenta a atenção. É indicada para artigos que indicam calor, energia e vitalidade, tais como: ginástica, remédios estimulantes, chocolate, queijos, etc. O vermelho acentua a forma e impõe o contato visual, portanto é fácil ser recordada.

Na decoração e devido à intensa propagação do vermelho, o seu uso na cor das paredes tem a capacidade de reduzir o espaço. É indicada em ambientes de fluxo rápido de pessoas e em locais de atividades com elevado nível de excitação com ginásios e casa de dança. Nos restaurantes estimula o apetite, principalmente quando associado ao laranja, aumenta o consumo e causa uma movimentação rápida de clientes. Não é recomendada para escritórios e quartos de dormir. A permanência num local predominantemente de cor vermelha, provoca esgotamento e desconforto.

Na alimentação, consideram-se frutos, legumes e demais alimentos que tenham pele ou casca vermelha. Incluem-se neste grupo aqueles que, sem serem vermelhos, contém ferro, tais como o agrião e o repolho, entre outros.
 Fontes: "Cromoterapia" de Valcapelli;"Viver com a Lua" de  Johanna Paungger

A cor e o vestuário (ler aqui)

Temos esquecido o nosso ARCO-ÍRIS interior! 

Quando nos sentimos cansados, abatidos e por vezes sem encontrar rumo para a vida, isso é um sinal de que precisamos de cuidar de nós, começando por harmonizar as nossas cores internas.

Consulte a Tabela das cores, estude a psicologia de cada cor e peça à sua intuição que o ajude a sintonizar-se com a cor ou cores que mais lhe fazem falta. Depois é só escolher os métodos que mais lhe agradarem para equilibrar essas cores em si.

BOM TRABALHO!






















Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos.
Namasté!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...